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Dicas de Feiras de Artesanato

 

Olá pessoas, como estão? 
Espero que estejam bem! 🙂

No post de hoje eu vim falar um pouco sobre a minha experiência em feiras de artesanato e dar algumas dicas para quem tem interesse em participar! 

Participar de feiras e eventos é algo natural em nosso ramo de trabalho com artesanato, certo? E sempre bate aquela dúvida ou insegurança de como dar mais um passo em nossa carreira e ter esse tipo de experiência.

Por isso eu resolvi escrever sobre esse tema, para ajudar você com algumas sugestões e dicas de como tornar esse processo mais simples e satisfatório.

A organização de feiras e eventos varia de cidade para cidade, então dependendo de onde você mora, a experiência pode ser um pouco diferente. Eu moro na capital de São Paulo, então vou contar um pouco mais de como são as coisas por aqui, mas várias dicas servirão para você independente de onde você more.

Primeiros Passos

O primeiro passo é fazer uma pesquisa em sua cidade, para conhecer as feiras e eventos que acontecem durante o ano, saber também se há algum programa pela prefeitura que apoie o trabalho manual. No Facebook (sim, ele ainda existe hahaha), tem vários grupos e fóruns com tema de feiras pelo país, encontrar esse tipo de grupo vai te ajudar a conhecer melhor como as feiras funcionam em sua cidade. 

Eu conheci algumas feiras através desse grupo aqui: https://www.facebook.com/groups/indicacaobazares/?ref=share&mibextid=NSMWBT

Pude entrar em contato com vários organizadores para entender como funciona cada evento, qual o valor, o que eles fornecem e esse tipo de coisa. Conheci algumas feiras que parecem ser bem legais e infelizmente ainda não tive a oportunidade de expor com elas por conta do valor mesmo, a maioria dessas feiras são pagas e nem sempre temos dinheiro para um investimento como esse. Por isso o planejamento e a pesquisa são importantes, para você saber a média dos valores, a quantidade de dias e conseguir analisar o que vale e não vale a pena para seu negócio.

Aqui em SP os valores variam bastante dependendo do lugar, da data do evento e do organizador. Os valores variam de R$150,00 até R$500,00, por isso é legal pesquisar bastante antes, para ver o que melhor se encaixa com seu momento atual e com seu objetivo.

Vou deixar aqui os perfis de algumas feiras que conheci e que parecem ser legais, dessa forma, vocês podem saber mais. 🙂

Conheça o Mãos e Mentes Paulistanas

Aqui em São Paulo, tem um programa da prefeitura chamado Mãos e Mentes Paulistanas, onde o governo apoia e auxilia o trabalho manual. É um programa muito legal, que conheci recentemente através da Suellen @suellen.acrocheteira  (https://www.instagram.com/suellen.acrocheteira/), onde eles disponibilizam cursos e a oportunidade de expor em feiras e shoppings de forma gratuita.
Vou deixar o link do site deles para que conheçam e se inscrevam caso tenham interesse. É tudo gratuito!
https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/desenvolvimento/organizacao/index.php?p=273371
E caso queira se credenciar, basta acessar esse link: http://www.bit.ly/credencieMMP

O que levar:

Depois de todo esse trabalho de pesquisa e planejamento, temos que decidir o que levar para expor!

A maior dúvida da galera é quantas peças levar e quais tipos e sinceramente, não tem uma fórmula mágica pois depende do modelo do seu negócio, do tipo de evento que vai participar e do seu tempo hahaha

Uma dica valiosa é: Não deixe de participar por achar que não tem peças suficientes!
Quem trabalha com encomenda e com criação de receitas, sempre tem peças disponíveis em casa, que podem ser expostas em feiras sim!

Se tu for participar de um evento pequeno, 10 peças maiores e uns 5 chaveiros são suficientes. Se for um evento maior e com mais dias, é legal ter um pouco mais de peças pra expor, já que haverá mais público, mais dias para expor e a chance de mais gente comprar suas peças será maior. 

Outra dica: Não tenha medo de participar por causa do seu nicho ou por não ter um nicho. Sempre vai ter alguém que goste do seu estilo, das suas peças e do seu trabalho, então não fique com medo. Lembre-se que o objetivo de estar em uma feira é se tornar conhecido e ser lembrado de alguma forma, então você precisa acreditar em você e no seu trabalho e confiar que vai dar certo! <3

Recentemente, participei de uma feira, a Expo Amigurumi em um café aqui na zona leste de São Paulo, na Cheirin Bão Vila Carrão: 
https://www.instagram.com/cheirinbaovilacarrao/ e no link abaixo está meu post onde contei um pouco sobre a experiência.
Clique aqui e saiba mais

O formato da feira era menor, já que aconteceu em uma cafeteria e o objetivo era atrair os clientes da cafeteria para o nosso trabalho e atrair os nossos clientes para conhecer a cafeteria. Então foi um tipo de parceria entre a Cheirin Bão Vila Carrão e as artesãs selecionadas.

Conheça as demais participantes:
Fernanda – @umpontoporvez: 
https://www.instagram.com/umpontoporvez/
Patrícia – @patty.croche: 
https://www.instagram.com/patty.croche/
Suellen –  @suellen.acrocheteira: 
https://www.instagram.com/suellen.acrocheteira/

Eu sempre tenho muita peça pronta entrega aqui pois estou sempre testando receitas das amigas, então levei umas 25 peças grandes (de maior valor) e uns 20 chaveirinhos (peças mais em conta) e vendeu super bem e agradou o público presente.

E aí você me pergunta “mas ah, eu só tenho 10 peças maiores e 2 chaveirinhos aqui e não vou ter tempo de fazer mais”, está tudo bem, leva o que você tem. O objetivo é você mostrar seu trabalho pras pessoas e dar o primeiro passo, certo? E sempre tem a possibilidade de você conseguir encomendas através das feiras. O que não pode, é você perder alguma oportunidade de expor em um evento por medo de não ser suficiente. Acredite no seu trabalho e no seu potencial! 

Outra dica é, sempre leve peças de diversos tamanhos e preços! Sabemos que nem todo mundo valoriza o artesanato e nem sempre estão disponíveis a gastar naquele momento. Então é legal levar peças de diferentes valores, para dar mais opções para os clientes. Pessoalmente, eu prefiro apostar nos chaveiros, por serem mais rápidos de fazer e mais baratos, então a chance de vender mais chaveiros é maior do que vender muitas peças de R$100,00 por exemplo.

Para embalagens eu sugiro levar sacolinhas prontas para que o momento de embalar seja rápido e simples (imagine se a feira estiver lotada e você com fila na sua mesinha, o melhor é liberar o pessoal o quanto antes, para que ninguém desista de comprar por conta da espera certo? haha)
Eu costumo usar sacolinhas de papel kraft, com o carimbo da minha marca. Leve sacolas de vários tamanhos, para cada tipo de peça que você estiver expondo e já leve as sacolinhas carimbadas, assim você ganha tempo. Se você tiver cartãozinho com as instruções de lavagem e/ou agradecimento pela compra, coloque na sacolinha também, isso agrega valor e mostra profissionalismo. Ah, se você tiver algum cheirinho que goste de colocar, pode levar pra espirrar na sacolinha também, é um toque pessoal seu 🙂

Decoração da Mesa

Como decorar seu espaço? Bom, isso depende da estrutura que você vai ter no evento. Normalmente, nessas feiras de artesanato temos apenas uma mesa de tamanho razoável para expor. Então leve uma toalhinha que combine com sua marca e que seja delicada, para não roubar a atenção das suas peças. Você pode levar suportes para apoiar os amis, caixinhas para decorar a mesa e colocar os amis dentro, use e abuse da criatividade! Mas sempre pensando que a mesa precisa estar organizada e clean, para que os amis sejam a atração e chamem a atenção dos clientes. 

Como ficaram as nossas mesas na Expo Amigurumi

Uma coisa legal também é fazer uma plaquinha com o seu Pix e deixar na mesa, para ser de fácil acesso aos clientes e já mostrar uma das formas de pagamento que você aceita. Sempre leve troco, pois, muitas pessoas ainda usam dinheiro físico para pagar as coisas e não vai ser legal perder uma venda por falta de troco certo? O ideal é você aceitar várias formas de pagamento, para alcançar todo tipo de cliente, então é importante sim ter uma maquininha e aceitar cartões de débito e crédito (lembre-se das taxas na hora de precificar suas peças ok?). Hoje em dia, tem várias opções de maquininha com preço super acessível. Eu comprei a minha do Mercado Pago e vou deixar aqui o link de onde comprei para que possam conferir:  
http://mpago.li/1UkgVb8

Outra coisa que sempre deve ter na sua mesa são os seus cartões de visita. Deixe-os expostos em um suporte ou caixinha e sempre que alguém parar para olhar seu trabalho, entregue um cartão, dessa forma essa pessoa pode se tornar um cliente no futuro e conhecer ainda mais do seu trabalho pelas redes sociais.
Se você não tem cartões de visitas e não pode investir em um design no momento, dê uma olhada no canva, tem vários modelos prontos que você pode editar direto por lá e deixar com a sua carinha. 🙂

Uma dica que eu costumo dar, que aprendi com a Juhh @maxinecrochet (https://www.instagram.com/maxinecrochet/) é colocar uma plaquinha de “Sujou, Pagou”. Já tivemos relatos de pessoas que ficam pegando nos amis em feiras e sujam as peças e não
querem pagar por isso, já que não tinha aviso. E vocês sabem que não dá pra vender uma peça suja né? Então é legal colocar um aviso na mesinha, para alertar as pessoas que elas podem sim pegar as peças e olhar os detalhes, mas que precisam tomar cuidado para não sujar e/ou estragar a peça. Então se achar que faz sentido para você, pense num modelo gentil e educado de escrever na plaquinha, para alertar os clientes, mas não afastá-los da sua mesa.

Alimentação e Transporte

Esse tipo de feira costuma durar o dia todo (normalmente das 10h às 18h), então você precisa pensar em como será o seu dia de trabalho e no que vai precisar para ficar confortável e alimentado (saco vazio não para em pé não é mesmo? Haha)

Sobre o transporte e alimentação, quase nenhum lugar irá oferecer esse tipo de benefício, então pesquise como irá chegar no local (na hora combinada) e como voltará para casa e pesquise se há restaurantes próximos ou leve sua comida ou um lanchinho para comer durante o dia. Como você ficará trabalhando o dia todo, provavelmente não poderá sair da mesa para comer, então nem sempre conseguirá comer em algum lugar próximo. Caso você esteja com um ajudante no evento, ai podem revezar para cada um comer em um horário. Confirme como será a organização do evento para se planejar com sua alimentação e do seu ajudante. Ah, sempre leve água e se mantenha hidratado ok? 

Atendimento

Com a mesa montada e os amis expostos, virá a expectativa de receber as pessoas e como devemos fazer isso? Nessa questão, também não tem uma fórmula mágica pois cada um tem o seu jeito, sua essência e personalidade e essas características precisam se manter. Seja quem você é!
Mas lembre-se de sempre ser gentil, educada, objetiva e paciente! Seja receptiva e converse com as pessoas, conte sobre seus amis, sobre os personagens, história de alguma peça. Responda as perguntas dos clientes de forma clara e educada. Sorria para as pessoas e se divirta! 

Modelos de Tags e Plaquinhas 🙂

Com a ajuda da Juhh @maxinecrochet, fiz umas tags e plaquinhas para levar nas feiras. Vou deixar o link para vocês acessarem e usarem como exemplo. Lembre-se de sempre fazer uma cópia antes de editar o arquivo. 
Se tiverem alguma dúvida ou sugestão, podem deixar nos comentários aqui no blog ou me mandar uma mensagem no Instagram. 🙂
Espero que ajude vocês! 
ARQUIVO DO CANVA!

É isso pessoal, espero que tenham gostado das dicas e sobre minha pequena experiência, sempre que possível, vou compartilhar conhecimento com vocês!
Conte aqui nos comentários se te ajudou, se foi útil e fiquem a vontade para deixar sugestões e mais dicas também!

Desejo muito sucesso e nos vemos nas feiras por aí! <3
Beijão! 

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2 Comentários

  1. Amei suas dicas 👏🏻👏🏻 muito obrigada!! Vou participar pela primeira vez de uma e estava com muitas dúvidas, me ajudou muito!!

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